sábado, 17 de novembro de 2012

A LUTA PELA VIDA

O mundo hoje está vivendo uma incerteza preocupante: será que haverá futuro? Isso não se sabe. A certeza é que precisamos tomar uma atitude rápida para reverter essa situação.
A natureza é vida, mas nós estamos acabando com ela e, conse-quentemente, conosco mesmos. Ela nos ofereceu tudo de bom e do melhor, mas a nossa resposta a ela foi a destruição, acabando com a vida de vários seres vivos. As pessoas desmataram, poluíram, destruíram, tirando assim a beleza existente do espaço, para satisfazer, de forma egoísta e consumista, nossas próprias necessidades. A essa altura, a atitude mais inteligente seria um movimento de cooperação. Todos juntos, lutando pela vida.
Um exemplo de cooperação, são as cooperativas de reciclagem, que transformam o que foi descartado, ganham seu sustento e ajudam a natureza. Sabemos que as cidades estão crescendo, mas é preciso ter a consciência de que o futuro depende dela - a natureza. A vida deve ser sustentável, pegamos e devolvemos.
O mundo é repleto de pessoas, isso quer dizer que é possível reverter essa situação crítica, basta nos juntarmos e estarmos em completa união, unidos pela vida.
A evolução está firme e forte, abrindo portas para o crescimento, mas por que não um crescimento sustentável? Cortamos, replantamos, tornando o ambiente mais sustentável, como se fosse um empréstimo que a natureza nos oferece.


A corrida agora é contra previsões de fim de mundo, é hora de agir. Cooperação e sustentabilidade são possibilidades precisas para um mundo que pede socorro. A escolha é nossa e o agradecimento será de nós mesmos, e das futuras gerações, porque no presente fomos espertos, inteligentes e além de tudo, conscientes.

(Texto feito pela aluna Katiele de Jesus Santana, do 8º ano/7ª série, vencedor da categoria dissertação na série, em 2011, sob o tema "Cooperativas constroem um mundo melhor", evento que premia, de iniciativa da empresa UNIMED EXTREMO SUL/BA).

Um comentário: